Um dispositivo de segurança é uma peça mecânica de equipamento de escalada usada para controlar uma corda durante a segurança . [1] Ele foi projetado para melhorar a segurança dos seguranças do alpinista, permitindo que ele administre suas tarefas com o mínimo esforço físico. Com o dispositivo de segurança certo, um escalador pequeno e fraco pode facilmente travar a queda de um parceiro muito mais pesado. Os dispositivos de segurança atuam como um freio de fricção, de modo que, quando um alpinista cai com alguma folga na corda, a queda é interrompida.
Normalmente, quando a corda é mantida para fora, afastada do corpo, ela se move relativamente livremente, para que o segurador possa pegar ou pagar folga. Quando a corda é trazida para trás, para o lado do corpo, a corda é forçada a dobrar e esfregar contra o dispositivo e / ou contra si mesma, permitindo que o segurador prenda a descida de um alpinista em caso de queda. Este atrito retarda a corda, mas também gera calor. Alguns tipos de dispositivos de segurança podem travar uma queda sem que o dispositivo de segurança tome qualquer ação, enquanto outros exigem que o dispositivo de segurança segure ou puxe a corda em uma direção específica.
Os dispositivos de segurança geralmente se prendem ao cinto por um mosquetão e geralmente são feitos de alumínio ou liga. Alguns dispositivos de segurança também podem ser usados como descendentes para uma descida controlada em uma corda, que é rapel ou rapel .
Muitos dispositivos de segurança podem ser usados para controlar uma corda ou duas cordas em paralelo. Há muitas razões pelas quais a opção de duas cordas pode ser escolhida por um alpinista, incluindo a consideração de reduzir o arrasto da corda .
Existem também dispositivos de segurança automática no mercado que permitem que um alpinista suba sozinho em sua academia de escalada.
Tipos de dispositivos de segurança [ editar ]
Abertura [ editar ]
Este é um dispositivo que alimenta uma reentrância (circular) de corda através de um buraco ou abertura e em seguida ligá-lo em um mosquetão de bloqueio sobre o cinto de segurança.
Placa Sticht [ editar ]
A placa Sticht foi o primeiro freio de corda mecânico, em homenagem ao seu designer, Fritz Sticht . Consiste em uma pequena placa de metal com uma fenda que permite que uma corda passe por um mosquetão com trava e volte. Este mosquetão de trava é preso ao segurador que é capaz de travar a corda à vontade.
Algumas placas tinham dois slots para cabos duplos. Os slots também podem ter tamanhos diferentes para cabos de diferentes diâmetros, por exemplo, 9 mm e 11 mm. Uma mola de arame larga pode ser presa de um lado para ajudar a manter a placa afastada do mosquetão de freio para facilitar a alimentação e a entrada de corda. Muitas vezes, existe um orifício menor para o cabo acessório transportar o dispositivo. As placas Sticht são tipicamente forjadas a partir de liga de alumínio em forma de disco redondo, embora outras formas como retângulos arredondados também tenham sido feitas.
Embora qualquer placa de fixação com um ou dois slots seja chamada de placa Sticht, Fritz Sticht patenteou originalmente o design com a Hermann Huber da Salewa GmbH em 1970, que a vendeu como Salewa Sticht Bremse (Sticht Brake).
As chapas Sticht tornaram-se menos populares, uma vez que os designs mais modernos oferecem um controle mais suave sobre a corda e são menos propensos a obstruções, principalmente quando se trata de descendente.
Dispositivos tubulares [ editar ]
Este tipo de dispositivo geralmente tem uma forma tubular ou retangular. É uma evolução do conceito da placa Sticht, criando mais área de superfície para dissipar o calor e a capacidade de criar ângulos mais nítidos, o que cria um maior grau de atrito e maior poder de parada. Como resultado, esse geralmente é o tipo mais comum de dispositivo de segurança usado.
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Figura oito [ editar ]
Às vezes, apenas chamado de "oito", esse dispositivo é mais comumente usado como descendente. Uma figura oito pode ser usada para amarração e, de fato, há algumas que são projetadas especificamente para amarração, no entanto, elas geralmente não são populares devido à tendência de torcer a corda. Também existem variações nesse design, incluindo o "pára-raios cardíaco" do DMM, que faz a mesma coisa, mas tem o formato de um coração. Ele foi projetado para ajudar a parar a torção do cabo. A figura oito, embora não seja o dispositivo de segurança mais comum, ainda é frequentemente encontrada em uso. Para a maioria dos usos, um dispositivo de segurança estilo tubular é mais fácil e seguro de usar.
Travagem assistida [ editar ]
Sob as condições corretas, os dispositivos de frenagem assistida usam uma carga repentina no cabo para engatar um mecanismo de cames (conhecido como dispositivo de frenagem ativo ou mecanicamente assistido) ou puxar o mosquetão de segurança para um ponto de aperto (conhecido como passivo ou geometricamente assistido) dispositivos de travagem) para impedir que o cabo passe através do dispositivo de segurança. Os termos "auto-" ou "travamento automático" são desencorajados, pois é recomendável manter sempre a mão do freio no cabo. [2] [3] Existem condições raras em que as funções de frenagem desses dispositivos podem não se aplicar corretamente, embora as estatísticas de acidentes mostrem que esses incidentes geralmente causam erro do usuário. [ citação necessária ] Uma corda gelada, lamacenta, desgastada, muito fina ou possivelmente outras condições, como treinamento e experiência insuficientes, podem afetar a função de frenagem de um dispositivo.
Placa guia [ editar ]
Uma placa de guia, também conhecida como dispositivo de segurança de bloqueio automático, [4] é uma placa de metal com uma fenda alongada para a proa passar e, em seguida, um mosquetão é anexado para que, quando puxado do alpinista, o mosquetão seja puxado bloquear o dispositivo.
Variante de dispositivo tubular [ editar ]
Um dispositivo semelhante ao dispositivo de segurança tubular tradicional, que possui dois loops extras; normalmente situado na parte frontal e traseira do dispositivo. Quando o dispositivo é conectado diretamente a um ponto de ancoragem com o uso de um segundo mosquetão através do maior dos dois circuitos, ele executa uma função de parada semelhante à criada com a placa guia. O dispositivo também pode ser usado como um dispositivo tubular padrão ao amarrar a partir do chicote.
Grigri [ editar ]
Estatisticamente, pelo volume de vendas, o Grigri é o dispositivo de segurança de travagem assistido mecanicamente mais popular. [ citação necessário ] Um Grigri, quando usado corretamente, ajuda a frear a corda com um dispositivo de camuflagem que prende a corda em caso de queda. Devido ao mecanismo de frenagem, as técnicas de segurança modificadas são amplamente utilizadas, embora a Petzl, fabricante do dispositivo, tenha aprovado apenas determinadas técnicas para instruir novos agentes de segurança. Grigris alegadamente dão uma captura mais difícil do que um dispositivo de segurança normal, porque permitem pouco ou nenhum deslizamento da corda ao cair. No lado positivo, isso é compensado pelo fato de a pessoa que está sendo detida cair uma distância menor. Eles são um design proprietário da Petzl.
O Grigri original é classificado para cordas simples de 10 a 11 mm, enquanto o Grigri 2 mais novo e menor é classificado para cordas simples de 8,9 a 11 mm e otimizado para cordas de 9,4 a 10,3 mm. [5] A Trango vende um dispositivo de travagem assistida semelhante chamado Cinch, classificado para trabalhar em cordas de 9,4 a 11 mm.
Usar um Grigri para ativar um segundo em uma âncora tradicional é, no entanto, menos favorável que outros dispositivos de segurança, porque o Grigri oferece uma captura mais estática com pouco ou nenhum deslizamento da corda. Isso aumenta a quantidade de força exercida na âncora que, por sua vez, aumenta a chance de falha da âncora.
Revo [ editar ]
O Revo combina o manuseio fácil e dinâmico de um tubérculo com o apoio de um freio centrífugo. Pagar e pegar corda funciona fluentemente sem resistência. Somente quando o cabo corre a uma velocidade superior a 4 metros / segundo através do dispositivo, ele pára dentro de alguns centímetros.
Dispositivos de auto-segurança [ editar ]
Os dispositivos de auto-amarração são projetados para permitir a escalada em solo onde o alpinista usa o dispositivo de amarração ou o prende a um objeto fixo no chão. Esses dispositivos bloqueiam automaticamente sem nenhuma intervenção quando o cabo que passa através atinge uma velocidade suficiente (durante uma queda), mas permite que o cabo se mova relativamente livremente enquanto sobe.
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