Na escalada em rocha , uma âncora pode ser qualquer dispositivo ou método para prender um escalador, uma corda ou uma carga à superfície de escalada - tipicamente rocha, gelo, sujeira íngreme ou prédio - permanente ou temporariamente. A intenção de uma âncora é específica do caso, mas geralmente é para proteção contra quedas ; principalmente quedas e contenção de quedas. As âncoras de escalada também são usadas para içar , manter cargas estáticas ou redirecionar (às vezes chamado desvio) uma corda
Tipos de âncoras [ editar ]
Dependendo da superfície que está sendo escalada, existem muitos tipos de proteção que podem ser usados para construir uma âncora, incluindo proteção natural, como pedras e árvores, ou proteção artificial, como cames , porcas , parafusos ou pitons .
Âncora Natural [ editar ]
Uma âncora natural é um recurso natural seguro que pode servir como uma âncora de escalada, anexando uma funda, cordão ou cordelete e um mosquetão. Exemplos de âncoras naturais incluem árvores, pedras, chockstones alojados, chifres, pingentes de gelo e saliências.
Âncora Artificial [ editar ]
Uma âncora artificial consiste em equipamento de escalada artificial colocado na rocha. Tais equipamentos incluem dispositivos de cames com mola , calços de alumínio , parafusos de expansão de aço e pitons . As âncoras artificiais podem ser permanentes ou removíveis.
Belay âncora [ editar ]
Uma âncora de segurança é usada como um único acessório na face do penhasco, para apoiar uma segurança ou corda superior . Idealmente, ele deve consistir em vários componentes redundantes (naturais e / ou artificiais), nenhum dos quais provavelmente falhará e nenhum deles em caso de falha causaria falha na âncora inteira. Qualquer componente de uma boa âncora deve ser capaz de suportar todo o sistema sozinho. Se essas condições forem atendidas, o sistema será essencialmente à prova de bomba.
Âncora de segurança [ editar ]
Uma âncora de segurança em movimento é usada como salvaguarda em caso de queda durante a escalada do chumbo . O líder e o seguidor escalam simultaneamente com a proteção colocada no meio. Quando os dois escaladores avançam usando um cinto de segurança, o cinto é quase tão seguro quanto usar um dispositivo de segurança e âncoras, porque se o líder cair, toda a folga já estará fora da corda e o seguidor atuará como um contrapeso para capturar a queda. Um belay de corrida é usado como uma alternativa mais rápida à escalada quando o risco, as conseqüências e a probabilidade de uma queda de um líder são considerados aceitáveis.
Âncoras de gelo [ editar ]
O piquete de neve é usado como uma âncora no alpinismo . É empurrado para a neve e usado para deter quedas. Os piquetes de neve também podem ser colocados horizontalmente na neve como um homem morto , o que fornece uma âncora segura para a rapel. Os parafusos de gelo podem ser acionados manualmente em gelo sólido e são equivalentes a cames ou porcas ao subir no gelo . O gelo também pode ser protegido usando um fio Abalakov ou um fio V. Devido ao poder de retenção incerto da proteção contra gelo, às vezes é presa ao cabo usando uma cinta ou tração rápida que absorve a carga , projetada para reduzir a carga na proteção estendendo-se em caso de queda.
Anexo à âncora [ editar ]
Indiretos [ editar ]
Quando a corda vai do alpinista ao belayer. Geralmente usado sob circunstâncias controladas em paredes de escalada ou quando o alpinista não tem a vantagem de peso na balaústre durante escaladas com cordas no fundo. É impossível escapar do sistema.
Semi-direto [ editar ]
Quando a corda vem do alpinista para o belayer, mas o belayer é anexado separadamente a uma âncora. Frequentemente usado quando o pitching múltiplo e o dispositivo de segurança estão em uma posição. Ou quando estiver no topo da corda e é possível que, se o alpinista cair, o belayer seja puxado da posição acima do alpinista. O dispositivo de segurança pode, com um pouco de esforço, remover-se do sistema, se necessário. É essencial que o dispositivo de amarração seja fixado à âncora por meio do laço de segurança na frente do arnês. Fixar o arnês da amarração na âncora pela parte traseira do arnês pode fazer com que o arnês, quando colocado sob tensão, se contraia, alongando para dentro, alongando a frente para trás, em vez de um lado para o outro. Isso pode resultar em pélvis esmagada e causar sérios danos ao dispositivo de proteção.
Direto [ editar ]
Quando a corda vem do alpinista para uma âncora. Um dispositivo de segurança suspenso pode ser usado, embora seja comum, neste caso, usar apenas um engate italiano . O dispositivo de segurança está totalmente livre do sistema.
Considerações [ editar ]
Forçar multiplicadores [ editar ]
A força em uma âncora pode ser muito maior que o peso do alpinista. Existem vários mecanismos que contribuem para o excesso de força, incluindo
- Direção da tração ou tração do vetor
- Fator de queda (se ocorrer uma queda)
- Rigidez (elasticidade reduzida) da corda de escalada e dos materiais de ancoragem
- deslizamento inadequado através do dispositivo de segurança
- Um escalador de baloiços ou carga.
- Buchas do tipo ação de came (incluindo porcas e hexágonos)
Âncora de compartilhamento de carga [ editar ]
Uma âncora de compartilhamento de carga (ou distribuição de carga) é um sistema que consiste em duas ou mais âncoras individuais que se unem em um ponto de ancoragem principal para formar um sistema de ancoragem. Essa configuração é uma maneira de introduzir redundância e aumentar a força, normalmente para uma âncora de segurança. Se montada corretamente, a carga será distribuída para cada âncora individual, em vez de colocar toda a carga em um único ponto de ancoragem. Isso diminui a chance de qualquer ponto de ancoragem falhar e, se um ponto falhar, o (s) outro (s) ainda deve ser capaz de aguentar.
Melhores práticas [ editar ]
Para garantir redundância e eficácia adequadas de uma âncora de compartilhamento de carga, algumas práticas recomendadas são comumente observadas. [2]
Redundância [ editar ]
A seleção de locais independentes para as âncoras individuais é considerada uma prática recomendada na escalada. Isso pode significar o uso de rochas, sistemas de trincas ou objetos distintos para o local de colocação de cada âncora individual. As âncoras de compartilhamento de carga são construídas de modo que o sistema geral ainda seja suficientemente forte se uma âncora individual falhar.
Equalização [ editar ]
Em uma âncora de compartilhamento de carga, cada âncora individual é conectada a um ponto de ancoragem principal. Diz- se que a âncora de compartilhamento de carga é equalizada se a força de carga for distribuída igualmente a cada âncora individual. Isso é feito ajustando o comprimento de cada membro de conexão (entre o ponto de ancoragem principal e uma âncora individual) enquanto puxa a âncora principal na direção prevista da carga.
Não extensão [ editar ]
Uma âncora de compartilhamento de carga que não se estende no caso de uma falha individual da âncora tem a propriedade de não extensão. Esse importante recurso reduz o potencial de choque das demais âncoras individuais durante uma falha. A não extensão pode ser realizada amarrando um nó apropriado no cordelete de interconexão ou usando lingas individuais para a equalização. O princípio da não extensão refere-se à mitigação da carga de choque, e não ao alongamento de materiais sob uma carga aumentada.
O princípio do balanço mínimo está relacionado à não extensão. O ponto principal da âncora em uma âncora de compartilhamento de carga bem construída não se estenderá nem balançará no caso de uma falha individual da âncora. A redução do balanço pode ser obtida minimizando o ângulo interno entre as âncoras individuais e aumentando o número de âncoras individuais. Uma técnica adicional é colocar uma âncora direcional a uma curta distância abaixo do ponto principal da âncora.
Ângulo interno [ editar ]
Ao construir uma âncora de compartilhamento de carga, é importante levar em consideração o ângulo formado entre cada âncora individual - a
V-ângulo . Os alpinistas geralmente tentam minimizar esse ângulo, porque um maior ângulo V produzirá mais força em cada âncora individual.
Se o ângulo V for maior que 120 graus, a carga em cada âncora individual será maior que a carga no cabo. Ângulos acima de 120 graus podem criar uma situação perigosa que compromete a segurança da âncora e geralmente devem ser evitados.
A soma das forças em todas as âncoras individuais geralmente excede 100% e, em alguns casos, a força em uma âncora individual será maior que a carga. Isso pode parecer contraditório quando apenas as magnitudes são somadas. No entanto, se as forças nas âncoras individuais forem adicionadas como vetores , a força resultante no sistema de âncoras será igual à carga. Em termos mais simples, as forças na direção vertical são iguais à força de carga, mas também existem forças laterais - que aumentam à medida que o ângulo V aumenta.
A força em cada âncora individual é dada por:
- .
Onde,
- é a força de carga geral.
- representa o ângulo V.
Essa equação é uma representação de caso especial da equação mais geral da força da âncora , na qual a âncora de compartilhamento de carga é construída a partir de duas âncoras simetricamente colocadas.
A partir dessa expressão, as forças da âncora podem ser calculadas para ângulos selecionados em uma âncora de dois elementos, simétrica e de compartilhamento de carga.
- Em um ângulo de V de 30 graus, cada uma das duas âncoras suportará uma força de cerca de 52% da carga original.
- A 45 graus, cada âncora suporta 54% da carga.
- A 60 graus, cada âncora suporta 58% da carga.
- A 90 graus, cada âncora suporta 71% da carga.
- A 120 graus, cada âncora suporta uma força equivalente a 100% da carga original. Um ângulo desse tamanho deve ser evitado para uma escalada segura.
Nas estações de segurança de escalada tradicional , a âncora de compartilhamento de carga é geralmente construída a partir de mais de duas âncoras individuais, que raramente são co-planares. Nesses casos, cada âncora individual sentiria uma força reduzida em relação aos valores acima, mas a melhor prática é reduzir o ângulo entre os dois elementos mais externos e evitar ângulos superiores a 120 graus.
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